Valuation | Como precificar uma empresa? 

Estar ciente sobre o valor de mercado da própria empresa permite ao empreendedor mensurar o crescimento conquistado e ter um dado de confiança para embasar as tomadas de decisões futuras. O Valuation é a técnica que vai auxiliar a calcular o valor do negócio, definir os valores para as suas ações e pensar em estratégias diversas, inclusive com vistas a uma possível venda do empreendimento.

Aprenda agora sobre o Valuation com a BLN!

O que é o Valuation?

O Valuation é uma forma de calcular o valor de uma empresa, estimando o seu valor atual e o preço mais provável de sua venda dentro de um período futuro determinado. 

Para que a análise do Valuation seja feita corretamente, é necessário expertise sobre o mercado, visão futura estratégica e conhecimento técnico, já que não existe apenas uma forma de realizar o cálculo, além de ter que levar em conta as percepções dos investidores e dos clientes acerca do empreendimento, seu momento no mercado e todos os retornos previstos relativos aos investimentos feitos.

Tipos de Valuation

São variados os meios para realizar o Valuation de uma empresa.

Modelo de fluxo de caixa

Possivelmente o meio mais utilizado, o Valuation feito a partir do modelo de fluxo de caixa projeta o lucro futuro da empresa, levando em conta os riscos futuros que o empreendimento possa passar.

O modelo de fluxo de caixa considera a desvalorização monetária ocorrida com o tempo, descontando esse valor para realizar o cálculo, e avaliando cenários variados.

Como é uma projeção futura, o tempo mínimo para a análise indicado é de cinco anos, e tendo o tempo máximo orientado de dez anos.

Por demonstrar à empresa os riscos, esse modelo de Valuation se mostra bastante interessante e capacitado a entregar excelentes resultados, porém, é uma forma de análise mais custosa e que exige dedicação e conhecimento técnico da equipe.

Modelo contábil

Nesse modelo de Valuation, a contabilidade da empresa é o mais importante, tendo o seu patrimônio líquido como o principal fator.

Utiliza como base:

✔️ Os ativos circulantes, como valores em caixa, valores a receber de clientes, despesas antecipadas etc;

✔️ Os ativos não circulantes, tais como imóveis, veículos, empreendimentos etc;

✔️ Descontos de dívidas e outros custos financeiros assumidos pela empresa.

O modelo contábil não é das melhores escolhas para declarar o valor correto da empresa por desconsiderar muitos detalhes que fazem parte do empreendimento e vão além do patrimônio, como as patentes possuídas por exemplo.

Modelo múltiplos de mercado

Um dos modelos mais utilizados, devido à facilidade de uso, essa forma de calcular o Valuation faz uso de indicadores que permitem avaliar o desempenho de (e entre) empresas atuantes da mesma área.

Os indicadores utilizados costumam ser:

✔️O potencial financeiro;

✔️O lucro;

✔️O faturamento;

✔️Número de clientes.

Apesar de simples, essa metodologia pode ser problemática por ser muito difícil encontrar empreendimentos que atuem no mesmo setor com muitas semelhanças em seus modelos de gestão, até porque empresas vivem em momentos diferentes e têm variadas rentabilidades, mesmo estando no mesmo mercado.

Modelos de pré-investimento e pós-investimento

Com nomes intuitivos, esses modelos lidam diretamente com aportes financeiros, com o primeiro modelo considerando o momento antes de receber o valor e o segundo o momento posterior ao recebimento. 

Ambos os modelos contam com a participação de investidores, sendo o Valuation pós-investimento ideal para  mensurar sobre o crescimento do empreendimento.

Modelo de liquidação

O Valuation pelo modelo de liquidação é bem matemático ao utilizar como metodologia somar os ativos e subtrair os passivos. 

O modelo de liquidação considera como ativos as propriedades, equipamentos e outros bens possuídos pela empresa, para estimar por quanto ela poderia estar sendo vendida naquele momento.

Extremamente útil de ser feito no momento em que as empresas estão sendo fechadas.

Por qual motivo realizar o Valuation de uma empresa?

É possível responder a esse questionamento apresentando algumas das vantagens de se realizar o Valuation.

Por tópicos:

O Valuation permite compreender o real valor da empresa e agrega conhecimentos sobre ela ao empreendedor, que passará a saber sobre o que a faz ser valorizada ou o que a faz perder valor, podendo a gestão trabalhar melhor nas deficiências identificadas.

Saber quanto ainda precisa ser investido na empresa, permitindo aos sócios buscar parcerias mais benéficas, dividindo a participação societária de forma mais justa.

Entender, pelo menos em médio prazo, como a empresa se comportou financeiramente durante o tempo, sendo imprescindível para pensar nas estratégias para o futuro.

Permite aos gestores saber sobre os aspectos positivos e negativos do empreendimento, entender sobre os fatores que os torna únicos no mercado, planejando melhor seus investimentos e melhorias.

Acompanhamento mais detalhado dos números e resultados.

Leia também: BPO Financeiro – Vantagens e como funciona

Valuation | Com quem fazer?

Por meio deste texto, buscamos deixar claro aos empreendedores que a prática do Valuation é benéfica para as empresas, principalmente às que buscam negociações e sociedades justas, buscando, para isso, ter um valor base para que os negócios sejam feitos.

Para realizar um Valuation de qualidade, o domínio técnico da BLN – o escritório de contabilidade que mais cresce no Brasil – está às suas ordens!

Valorize a sua empresa com a gente!

BLN CONTABILIDADE


? contato@blncontabilidade.com.br

?‍?(11) 94074-2237 / (11) 2323-8594

Deseja fazer um orçamento?