Uma equipe que trabalhe com eficiência, qualidade, minimizando e corrigindo erros, concluindo as atividades em menos tempo, mesmo as mais complexas, é o que propõe a metodologia Scrum, técnica de destaque para a gestão de processos
O que é o Scrum?
O Scrum é uma metodologia de trabalho que realiza a atividade final por meio de pequenos ciclos. Cada um desses ciclos é pensado previamente, tem seu tempo de execução definido e determinados os processos necessários para a execução da tarefa.
Dessa forma, o Scrum permite à equipe tornar mais efetivo o trabalho em conjunto e um melhor acompanhamento das etapas do projeto até à conclusão. A atenção de todos fica voltada para a qualidade do trabalho feito e para o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Pode parecer paradoxal, mas as equipes que adotam a metodologia Scrum costumam afirmar que conquistam melhores resultados, utilizando menos tempo, recursos e pessoas. Essa conclusão foi obtida por Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum.
Sutherland afirma que “a estrutura do Scrum procura aproveitar a maneira como as equipes de fato trabalham, oferecendo ferramentas para se auto-organizarem e otimizarem, em pouco tempo, a rapidez e a qualidade do trabalho”.
Os personagens que atuam no Scrum
Esses são os participantes das equipes Scrum:
Scrum Master
É o responsável por liderar a equipe e fazer com que todos compreendam bem os conceitos da metodologia, por isso deve ser alguém que compreenda profundamente todas as etapas do processo. Caso seja necessário, ele deve fornecer treinamento e monitoria à equipe.
Product Owner
Tem a função de manter toda a equipe informada acerca do projeto. Ele disponibiliza os recursos a serem utilizados e define qual será a participação de cada um na execução da tarefa e o que deve ser priorizado.
Ele também faz a ligação entre cliente, projeto e equipe.
Scrum Team
É a equipe profissional, multidisciplinar, que fica encarregada de desenvolver o projeto e finalizá-lo dentro do prazo. Todos têm o conhecimento necessário para o trabalho e o fazem de maneira conjunta.
A equipe que forma o Scrum Team segue fielmente o que foi projetado pelo Product Owner e é diretamente apoiada pelo Scrum Master para desenvolver as atividades e entregar o combinado em tempo hábil.
Como utilizar o método Scrum na minha equipe?
Após ter explicado os conceitos do Scrum, vamos exemplificar, por meio de um passo a passo, como aplicá-lo na sua empresa.
1 – Montar a equipe de trabalho
Reunir as pessoas que possuem as habilidades técnicas necessárias para cumprir a tarefa é o primeiro passo.
As funções de cada um são definidas, inclusive os postos de Scrum Master e Product Owner, também são definidas nessa etapa.
2 – Pensar no produto ou serviço que será entregue
Baseando-se no planejamento idealizado pelo Product Owner, deve-se começar a esboçar uma visão inicial do produto ou serviço que será entregue.
Aqui, o ideal é que seja pensado o que será prioridade e quais recursos serão utilizados para a realização do objetivo.
O Product Owner pode fazer alterações durante o desenvolvimento do projeto caso exista necessidade.
3 – Projetar as etapas de trabalho
Cada etapa do trabalho deve ser planejada. No Scrum, elas têm o nome de Sprint.
Para cada Sprint devem ser definidos o tempo de duração, as atividades a serem realizadas e os responsáveis por cada uma.
Planejar bem todos os Sprints permitirá que o trabalho ganhe fluidez e tornará mais fácil verificar o andamento de cada etapa.
4 – Reuniões frequentes
Reunir a equipe é fundamental para analisar os processos realizados, dirimir erros e verificar os pontos positivos e negativos de cada etapa cumprida, além de planejar os dias de trabalho futuros e cumprir os prazos.
As reuniões permitem que os trabalhadores alinhem as atividades e se informem sobre as etapas já realizadas por meio de conversas claras e concisas.
As seguintes perguntas podem ser excelentes guias para as reuniões:
A – O que foi feito ontem?
B – O que será feito hoje?
C – Há algum impedimento para fazer o trabalho?
5 – Incentivo de feedbacks
Conversar é uma das palavras-chave do Scrum. Por isso, dar e receber feedbacks é fundamental para que se descubra quais melhorias podem ser feitas e o que já está em um nível satisfatório de qualidade.
Toda opinião deve ser ouvida, ter sua pertinência analisada e as possíveis melhorias propostas colocadas em prática.
Leia também: Trabalho híbrido: a combinação perfeita entre o remoto e o escritório.
Conclusão
Se o objetivo é ter uma empresa ágil, com processos bem definidos, democráticos, com liderança ativa e erros minimizados, o Scrum se apresenta como uma metodologia com propostas condizentes às necessidades citadas.
As práticas orientadas pelo Scrum permitem uma melhor rotina no ambiente de trabalho e performam visando à qualidade do serviço realizado.
Confira todos os posts do nosso blog para obter mais informações sobre práticas benéficas ao ambiente empresarial.