smart attractive asian female business owner weared virtual reality glasses enjoys casual metaverse meeting with concentrate at cafe restaurant,asian female  using oculus rift headset in cafe

Pretende trabalhar no Metaverso? | Conheça as oportunidades do futuro

Aqui no blog da BLN, já apresentamos para você o que é o Metaverso (caso você ainda não tenha lido, é só clicar e conferir). Então, já entendemos sobre como será essa mistura de real e virtual, mas nos veio à mente um novo questionamento: quais serão os tipos de emprego que estarão disponíveis às pessoas interessadas em trabalhar no Metaverso?

De forma resumida, sabemos que o Metaverso é um mundo virtual compartilhado onde, em teoria, as pessoas poderão criar um avatar e viajar por esse mundo imersivo para socializar, jogar, trabalhar, criar, fazer compras ou até mesmo assistir remotamente a um show ou evento esportivo usando fones de ouvido de realidade virtual por exemplo.

O Metaverso, assim como acontece com boa parte das tecnologias globais, também criará novas oportunidades de trabalho, que vão exigir uma combinação de habilidades para serem devidamente preenchidas.

Para ajudar você a manter sua carreira próspera também no Metaverso, vamos indicar algumas profissões que estarão com demanda alta para que você possa se especializar desde já e ter condições de se destacar profissionalmente no futuro.

1 – Engenheiros de software

Por causa do uso constante da realidade aumentada (RA), da realidade virtual (RV) e da inteligência artificial (IA), ferramentas que estão em alta e com constante aumento de demanda conforme o Metaverso for se expandindo, os engenheiros de software serão profissionais disputados.

Com a consolidação da novidade, as empresas precisarão de milhares de engenheiros de software com domínio das ferramentas citadas para desenvolver ainda mais computadores, softwares e aplicativos para o metaverso. 

Esse profissional precisará ter muitos conhecimentos em ciências da computação, além de habilidades com tecnologias 3D e vasto saber sobre realidade virtual e realidade aumentada.

Apesar de toda a tecnologia envolvida, os engenheiros de software tendem a trabalhar em equipe, o que exige capacidade de manter um pensamento analítico voltado para a resolução de problemas.

2 – Engenheiros de produção

Com o esperado crescimento de usuários do Metaverso, e a demanda antecipada por produtos e conteúdo, as empresas precisarão de ainda mais engenheiros de produção para projetar produtos, testar e resolver falhas, gerenciando novas iniciativas e impulsionando o desenvolvimento de produtos, trabalhando junto de várias equipes de engenheiros, designers e outros especialistas.

Inclusive, os engenheiros de produção não precisam esperar pela consolidação do Metaverso, pois a busca por sua especialidade por parte das empresas já começou, mas é pensado que futuramente empresas como Google, Meta e Oculus buscarão avidamente pelos melhores profissionais da área, oferecendo salários considerados muito interessantes.

3 – Desenvolvedores de jogos 3D

Especialistas do setor esperam que a procura por desenvolvedores de jogos 3D  aumente à medida que o Metaverso cresce. 

Esses profissionais representam a força criativa por trás do desenvolvimento de um jogo virtual, e os desenvolvedores de jogos no Metaverso serão responsáveis por projetar, prototipar e construir uma experiência de jogo 3D totalmente imersiva, que envolva os jogadores como nunca antes.

O Metaverso será uma oportunidade perfeita para os designers de jogos ampliarem as suas habilidades, enquanto atraem novos usuários, legitimando os jogos e fazendo jus a uma ótima remuneração.

Para ser um desenvolvedor de jogos 3D, é preciso ter uma ampla gama de competências técnicas, interpessoais e criativas, conhecimentos sólidos de animação por computador, modelagem 3D e planos de fundo, ilustração, iluminação, interfaces de jogos entre outras habilidades. 

Além de possuir habilidades de programação, o profissional certamente precisará dominar programas populares de software de jogos, como Unity, Blender, Maya e a famosa e atual Unreal Engine.

4 – Especialistas de marketing voltados para o Metaverso

O marketing será uma das funções mais procuradas no Metaverso, pois serão necessários especialistas capazes de criar e executar campanhas de marketing que sejam imersivas e interativas, que una as vias entre o físico e o digital, atraindo os usuários já habituados com o ambiente digital.

Os jogos e outras ferramentas serão produtos que representarão diversas empresas almejantes que usuários interajam com seu produto e, eventualmente, façam uma compra, sem sair do metaverso.

Para ter sucesso com marketing no Metaverso, os especialistas precisarão de uma ampla gama de conhecimentos técnicos, perspicácia de negócios, visão e criatividade, bem como a capacidade de analisar dados e tendências para formular uma estratégia de longo prazo.

Conclusão

Com esse post, nosso objetivo foi demonstrar que empregos e planos de carreira estão começando a se preparar para suprir as ótimas expectativas que os aguardam dentro do mundo do Metaverso.

Embora seja esperado que muitas oportunidades criadas sejam oferecidas nos campos da ciência da computação, comunicação e engenharia, profissionais com fortes habilidades sociais, domínios técnicos e sagacidade nos negócios também podem ter perspectivas de valorização profissional dentro do ambiente digital do Metaverso. 

O metaverso está chegando, você está pronto?

BLN CONTABILIDADE

Comments are closed.