Pivotar uma empresa: conheça esse termo que pode mudar os rumos do seu empreendimento

Praticamente todas as empresas enfrentam um período de crise que traz muitos desafios para que o empreendimento possa continuar operando. Às vezes, a ideia original que levou à fundação do negócio não funciona mais e novos rumos podem ser necessários. Essa mudança de caminhos tem um nome: pivotar.

Compreenda o significado

Pivotar significa “mudar de direção”. Para o empreendedor, é mudar a direção do empreendimento mantendo a base tecnológica existente para que não se perca o que já foi conquistado.

É muito comum que empresas, principalmente startups, pivotem, principalmente no início dos negócios, por causa da incerteza e falta de orientação adequada.

E quando se fala em pivotar, não é em referência àquelas pequenas mudanças nos planos de negócios. Esse tipo de mudança é habitual em qualquer empresa. Pivotar significa uma grande alteração estratégica, um verdadeiro giro para outro direcionamento no esquema operacional dos negócios.

Saiba o momento de pivotar sua empresa

Antes de qualquer coisa, faça uma análise do seu negócio, verifique o mercado em que atua e apure os dados empresariais para ter embasamento para uma decisão. Cada empresa tem a sua própria realidade, mas, de uma maneira geral, costuma-se optar por pivotar quando os caminhos estratégicos adotados até então não estão mais levando o empreendimento a alcançar os objetivos definidos. Caso tenha dúvidas se é o momento certo para pivotar, busque um feedback de seus clientes a respeito do seu negócio. Auxílio profissional também é indispensável. 

Alguns casos que podem levar à pivotagem:

O serviço oferecido ficou obsoleto no mercado.
Seus clientes foram em busca do serviço de outra empresa ou mudaram de interesse.
Uma nova oportunidade de negócio se apresentou para você.
Seu produto não é aceito pelo mercado.

Para pivotar, avalie os seguintes fatores:

O motivo de pivotar. Entenda o que está acontecendo na empresa que faz com que você busque essa ação e analise se a mudança é justificável.
Verifique em qual fase do negócio a empresa se encontra. Negócios iniciantes são mais fáceis de pivotar. Empreendimentos mais antigos requerem um melhor planejamento estratégico.
Observe os recursos disponíveis, pois quanto maior for a mudança, mais tempo e dinheiro serão necessários investir. 

Pivotar é mudar o negócio e não desistir!

O empresário opta por pivotar quando entende o momento pelo qual a empresa passa. Essa atitude é muito diferente de desistir. Pivotar é buscar um meio para que o seu negócio volte a se posicionar no mercado e ser mais flexível e lucrativo. Quem assimila a necessidade de se aprender com os erros, consegue testar novas possibilidades e transformar o negócio em uma atividade ainda maior do que a original.

O insucesso inicial não é motivo para desistência. Lembre-se sempre de que empreender é assumir riscos. Ao perceber a inviabilidade do modelo inicial, pivotar permite estruturar um novo modelo de negócios com uma vantagem preciosa: agora você sabe o erro e já consegue reconhecer quais são as melhores oportunidades para fazer a sua empresa fluir.

Leia também:3 passos para ser um líder melhor

Empresário, já pensou em pivotar? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!

Deseja fazer um orçamento?