Pensamento analítico e saber resolver problemas | As habilidades que mais serão demandadas nas próximas décadas

No presente, muitos profissionais têm demonstrado interesse em entender como será a demanda futura por habilidades tecnológicas e cognitivas, na tentativa de compreender, e desenvolver, as aptidões necessárias para atender à seguinte questão: quais aptidões profissionais serão determinantes para a inclusão profissional nas próximas décadas? 

Interessada por esse tema, e disposta a encontrar uma resposta para essa questão, a BLN consultou um estudo da Society for Human Resource Management – SHRM, uma organização americana que pesquisa sobre como as ações sociais impactam o ambiente do trabalho – para incentivar o debate acerca do assunto e pensar em uma solução, que, certamente, surge amparada em duas expressões: pensamento analítico e resolver problemas.

Vamos pensar juntos sobre ambas?

Por que o pensamento analítico e a capacidade de resolver problemas serão as habilidades do futuro?


Em um mundo altamente interconectado, onde tudo se transforma rapidamente, é facilmente perceptível que os profissionais estão sempre se reinventando, buscando a requalificação e formas de dominar novas competências para que possam se manter inseridos e diferenciados no tão disputado mercado de trabalho.

O World Economic Forum – (WEF) também debruçou-se sobre os estudos da SHRM e tem autoridade para afirmar categoricamente que “o pensamento analítico e a capacidade de resolver problemas estarão no topo das habilidades requisitadas pelos empregadores futuramente”, significando que os seus portadores estarão entre os que conquistarão as melhores oportunidades profissionais e, por consequência, melhores salários e estabilidade no emprego.

E, ainda segundo a WEF, essa perspectiva não faz parte de um futuro tão distante assim, com esse cenário já sendo lapidado contemporaneamente e visando ser consolidado já na próxima década. 

Isso significa que os futuros – e atuais – gestores buscarão profissionais que estejam aptos a auxiliar nas estratégias de tomadas de decisões, atuando de forma a desenvolver a capacidade crítica, somando-se às tecnologias disponíveis – como a automatização, o mundo digital, o metaverso e a inteligência artificial – para a resolução de problemas, tanto da organização quanto de seus clientes.

Pensamento analítico, a habilidade de ouro para o futuro

O pensamento analítico em um profissional é demonstrado por meio de aptidões que visam estabelecer padrões por meio da análise dos dados informativos que estão disponíveis, para agir de forma lógica, prática, crítica e realística.

O WEF afirmou que 75% das empresas nos Estados Unidos têm dificuldades de encontrar profissionais que tenham o pensamento analítico entre as suas principais habilidades, cenário que certamente deve se repetir em outras nações do mundo, inclusive o Brasil. 

Saber como se comunicar e ter uma mente flexível, capaz de gerenciar demandas diversas, com racionalidade, boa percepção de cenários, destacando-se de forma cognitiva será imprescindível para os trabalhadores nos próximos anos.

O que estamos querendo dizer para você é o seguinte: não basta ter apenas as habilidades técnicas, é preciso também ser hábil socialmente!

Não haverá mais espaços para achismos e suposições no mercado de trabalho. O profissional que souber pensar de forma analítica, lidando com a lógica, será um grande resolutor de problemas, muitas vezes, inclusive, antecipando-se a eles.

Contudo, serão essas habilidades que o profissional já deve “nascer sabendo” ? Ou será que elas são passíveis de serem aprendidas no decorrer da vida? 

A WEF estima que mais da metade dos trabalhadores do mundo (!) vai precisar passar por treinamentos já nos próximos 3 anos (3 anos, percebe como está próximo esse futuro?) buscando a capacitação necessária para desenvolver o pensamento analítico.

Aprenda como desenvolver o pensamento analítico

Já compreendemos juntos que para ser um profissional de pensamento analítico, lógico e prático, é preciso dominar algumas técnicas que permitem basear-se em fatos para estabelecer padrões e, com as informações disponíveis, buscar soluções conectadas com a realidade.

Dessa forma, em nossa opinião, é preciso desmistificar essa ideia do “nascer pronto”, deixando de acreditar que o pensamento analítico é apenas um dom natural, ou apenas uma aptidão que surja unicamente com o amadurecimento profissional. 

Pensar de forma analítica é algo que pode ser sim aprendido, uma habilidade que pode ser desenvolvida. Mas não é simples, requer dedicação.

Para destacar-se no mercado de trabalho do futuro (não tão distante assim), por meio da resolução de problemas e domínio do pensamento analítico, comece a praticar, desde já, as seguintes ações:

1 – Seja observador e muito sensorial com tudo o que acontece ao seu redor.

2 – Mantenha a mente ativa e em constante funcionamento.

3 – Conquiste novos aprendizados incessantemente, como um novo idioma ou domínio de novas ferramentas. 

4 – Seja questionador e busque entender o motivo das coisas acontecerem.

5 – Pratique o autoconhecimento e seja analítico com as suas próprias decisões.

6 – Busque sempre por padrões, análises e informações. 

Leia também: Quarta Revolução Industrial: entenda sobre o futuro da sua profissão.

Após versarmos juntos sobre as qualidades necessárias para os futuros profissionais, não nos resta dúvidas de que desenvolver o pensamento analítico será uma das mais importantes medidas que os profissionais podem tomar em benefício próprio.

Pensar criticamente e resolver problemas com a criatividade serão as habilidades mais demandadas, por isso, é importante que os indivíduos saibam como melhorar o pensamento crítico.

Agora chegou a sua vez, queremos saber a sua opinião: você também acredita que o pensamento analítico é a competência do futuro? 

Deixe a sua opinião nos comentários e continue acompanhando os nossos próximos posts, com assuntos relevantes sobre o mundo do trabalho.

BLN Contabilidade

Deseja fazer um orçamento?