Como fazer um bom onboarding com seu colaborador

O onboarding é um processo que permite fazer com que seus novos colaboradores se sintam valorizados e motivados à medida que se adaptam ao novo emprego. O onboarding, se realizado de forma eficaz, pode impactar positivamente a satisfação no trabalho e aumentar a retenção de funcionários.

Um estudo realizado pelo Brandon Hall Group revelou que a retenção de colaboradores e a produtividade melhoram em 82% e 70%, respectivamente, quando as organizações têm um forte processo de onboarding, justificando a importância de investir nesse procedimento.

O que é onbording de colaboradores?

O onboarding de colaboradores é um processo de integração de novos funcionários ao ambiente de trabalho de uma empresa. Os novos contratados são bem-vindos ao local de trabalho e à cultura da empresa, e recebem treinamento e recursos para se destacarem em sua função. O onboarding é um processo contínuo, que começa durante o processo de recrutamento, podendo continuar ao longo do primeiro ano do funcionário.

Empresários que fazem uso do processo de onboarding sabem que um funcionário mal introduzido é um risco para a empresa. Eles são menos propensos a saber o que estão fazendo, podem ficar meio que “perdidos”, o que significa que a produtividade pode ser menor e os erros mais prováveis de acontecer. Os empregadores que desenvolvem um programa de onboarding de qualidade mostram que estão investindo em seus funcionários e se preocupam com seu desenvolvimento.

Saiba o que um onboarding eficaz pode fazer por você e sua equipe

Já entendemos que o onboarding lida com as novas contratações da empresa, desde os primeiros contatos com os colaboradores,  pelo tempo necessário para a habituação. E já sabemos que o onboarding contribui para que eles se instalem mais rapidamente.

Uma apresentação de um dia não será suficiente para a maioria dos novos funcionários entenderem os processos de negócios, as estruturas organizacionais, a cultura da empresa, a visão e os valores e outros aspectos-chave do empreendimento. A integração feita de forma adequada pode ajudá-los a se adaptarem rapidamente e se integrarem melhor à empresa. 

O resultado será um funcionário engajado, motivado e que entende como se encaixa na equipe e se sente alinhado com as principais metas de negócios. 

Vamos verificar, com ainda mais detalhes, como o processo de onboarding contribui para a empresa.

O onboarding esclarece as expectativas. De ambas as partes.

Como parte de um processo de onboarding eficaz, as expectativas de desempenho, comportamento e atitude são comunicadas desde o início. Novos funcionários que recebem treinamento profissional completo e orientação, em breve, desenvolverão sua competência e confiança, o que pode reduzir a chance de qualquer mal-entendido sobre sua função e o que se espera deles ou do que eles esperam da empresa.

A integração melhora a retenção de talentos

Quando os novos funcionários são bem integrados, é mais provável que permaneçam. O onboarding pode aumentar o envolvimento e a retenção de talentos, ajudando a empresa a reduzir os custos de contratação e a construir uma equipe forte. 

Ter bons níveis de retenção também constrói a reputação da marca empregadora, facilitando futuras contratações, fazendo com que a empresa seja reconhecida como um ótimo lugar para trabalhar.

Dicas para realizar o onboarding

Chegou a vez das nossas dicas para fornecer uma experiência de onboarding simplificada para usar com seus novos contratados.

Não ignore os poucos dias que antecedem a chegada do colaborador à empresa

Para os novos colaboradores, há muita empolgação e expectativa entre a fase que a proposta de trabalho é aceita e a data de início. A empresa deve aproveitar essa atmosfera de bem-estar e ânimo do funcionário para exercer uma aproximação.

Além de enviar um e-mail com as boas-vindas, a empresa pode agendar uma visita social ao trabalho, para que ele possa conhecer seus colegas e verificar o seu futuro ambiente de trabalho.

Informe a equipe sobre a nova contratação

Não precisa ser segredo dos funcionários que a empresa contratou um novo colaborador. Informe sua equipe, incluindo um pouco de informação sobre quem foi contratado, o motivo de a pessoa ter sido contratada e qual função ela estará assumindo, além de suas principais habilidades.

Crie um cronograma para o seu primeiro mês

Estabeleça um cronograma para o primeiro mês do novo funcionário, explicando rotinas, horários e tudo o que for considerado como essencial a ser priorizado e aprendido.

Forneça informações básicas

Assim que o novo colaborador começar a trabalhar, forneça uma introdução abrangente sobre a organização e o departamento em que está se juntando. 

Comunique a missão e a visão da empresa, compartilhe informações sobre a cultura do local de trabalho e as principais lideranças setoriais. Esta é uma ótima chance de alinhar o colaborador com seus objetivos e iniciar seu entrosamento com os colegas para mantê-lo animado para ingressar na empresa.

 Informe os benefícios trabalhistas que o colaborador terá direito

Conte aos novos colaboradores sobre informações importantes, como planos de remuneração, recompensas e outros benefícios. É uma boa ideia comunicar quaisquer políticas específicas relacionadas a benefícios, como se os funcionários precisam ter completado seu período de experiência antes de serem elegíveis para acessar seus benefícios.

Comunique as principais políticas e procedimentos e esclareça os papéis e expectativas

A empresa oferece trabalho flexível ou termina mais cedo às sextas-feiras? 

Então informe o novo colaborador sobre isso, juntamente com suas políticas, como saúde e segurança, certifique-se de que os novos colaboradores tenham clareza sobre suas formas de trabalhar e quaisquer procedimentos que eles precisem seguir.

Os objetivos da empresa, e como os novos membros da equipe podem alinhar seus próprios objetivos pessoais, devem ser conversados. Esclarecer as expectativas de desempenho e comportamento também é importante.

Prepare um espaço de trabalho para novos funcionários

É comum que os colaboradores se sintam nervosos no primeiro dia, portanto, ter um espaço de trabalho bem preparado para eles pode ajudar a deixá-los mais à vontade. Configure seu computador, telefone e e-mail com antecedência e mostre como tudo funciona.

Leia também: Síndrome de Burnout: quando o excesso de trabalho se torna um problema

Ao integrar novos membros da equipe com as técnicas do onboard de clientes, a empresa dá um passo consistente para construir uma ótima equipe.

A integração é uma parte essencial para apresentar os funcionários ao negócio, melhorar a satisfação deles e cumprir as promessas feitas durante o processo de recrutamento e contratação.

Manter um processo de onboarding consistente para que cada novo funcionário tenha uma ótima experiência e comece a dar resultados. Uma empresa que ouve feedbacks dos colaboradores sobre o que eles mais valorizam no ambiente de trabalho permite à gestão fazer melhorias para futuras contratações. 

Por fim, ouça o onboard de colaboradores: não negligencie essas etapas, pelo contrário, as tenha como essenciais, com apresentações completas para a equipe,  com informações claras e acessíveis, os benefícios serão visíveis para a organização.

Deseja fazer um orçamento?