A importância da contabilidade especializada em e-commerce

A internet permitiu diversas novas formas de empreender no ambiente digital. Atentos, muitos empresários identificaram essa oportunidade e investiram na criação de e-commerces – lojas virtuais com o funcionamento exclusivamente online – atraídos pelos excelentes resultados, ainda mais com os retornos financeiros que a modalidade promete e com a demanda cada vez mais em alta.


Como qualquer outro empreendimento, os e-commerces requerem dedicação e tempo. E muitos empresários, por se dedicarem integralmente ao e-commerce,  acabam tendo algumas dificuldades durante o gerenciamento do negócio. 

Nosso ponto de atenção neste texto será voltado para a contabilidade. Afinal, qual é a importância da contabilidade especializada no e-commerce? E-commerces precisam se legalizar? Para isso precisam do auxílio profissional de um contador? 

Vamos às questões.

Contabilidade especializada e e-commerces

Ter um e-commerce não significa que a pessoa vai apenas criar uma plataforma virtual, reunir as suas mercadorias e sair vendendo. É importante ter um planejamento financeiro e fiscal. Já nesse ponto inicial a contabilidade especializada para um e-commerce pode  se posicionar de uma forma que faça toda a diferença para a organização e sucesso do negócio.

Principalmente no início das operações, deve haver uma preocupação com o custo do e-commerce. Negligenciar a contabilidade poderá gerar grandes perdas financeiras e colocar em risco a continuidade do empreendimento no futuro.

Vamos compreender juntos tudo o que a contabilidade especializada pode fazer para ajudar os empreendedores de e-commerces a conquistarem o sucesso. 

E-commerce tem que ter CNPJ?

Abrir um e-commerce não está ligado a apenas cumprir todas exigências burocráticas. É necessário tirar um CNPJ junto à Receita Federal e solicitar um alvará de funcionamento junto à prefeitura. Estes são mais dois pontos em que a contabilidade especializada pode ajudar, tornando-se fundamental neste processo e, claro, no dia a dia do seu negócio. 

Um contrato social também deve ser estabelecido e a melhor natureza jurídica deve ser definida. Também deve ser escolhido qual regime tributário é o mais adequado e questões importantes como o pró-labore dos sócios e a própria participação societária, além de outros assuntos.

Nesse momento inicial, a contabilidade especializada não vai apenas legalizar o e-commerce junto aos órgãos governamentais. Vai lidar com toda a burocracia e ajudar a optar pelas melhores escolhas para o seu empreendimento. 

Contabilidade: planejamento tributário para e-commerces

Pagar impostos é um ato comum – e obrigatório – na rotina de todos os empreendimentos, inclusive os e-commerces. O importante aqui é arcar exatamente com os valores tributários definidos pela lei, pois isso vai tocar diretamente no faturamento do e-commerce, pois quanto menos impostos sua empresa deixar de pagar legalmente, maior será o seu lucro líquido.

A contabilidade especializada, por meio do planejamento tributário, vai avaliar a melhor forma de pagar menos impostos e evitar prejuízos com multas e gastos em excesso, tudo conforme a lei. O contador vai estudar a atividade do e-commerce, a legislação vigente e orientar o gestor em suas decisões.

A participação da contabilidade no e-commerce

O fato de operar na internet não isenta o e-commerce de abdicar de uma contabilidade especializada. Ainda mais que as empresas brasileiras são obrigadas a manter um contador ou uma assessoria contábil, seja qual for seu ramo de atuação e tamanho, excetuando-se apenas os MEIs.

Fora toda essa parte legislativa, a contabilidade especializada é importante para o e-commerce por entregar resultados. É unir o útil ao agradável: cumprir com a legislação e melhorar a gestão do empreendimento.

São várias as tarefas cotidianas da contabilidade para o e-commerce:

  • Organização dos livros fiscais;
  • Controle e planejamento tributário;
  • Registro das movimentações financeiras, emissão de livros e controle de documentos contábeis;
  • Gestão da folha de pagamento dos funcionários;
  • Consultoria empresarial;
  • Gestão financeira.

Leia também: Conheça 3 pilares para um e-commerce de sucesso

No mais, sozinho, sem o amparo de contadores profissionais o gestor de um e-commerce pode lidar com as seguintes dúvidas, inclusive de forma recorrente:

Devo investir ainda mais no e-commerce?
Como posso multiplicar o dinheiro ganho?
Será que estou pagando impostos em excesso?
Meu e-commerce está preparado para crescer financeiramente?
A lucratividade do e-commerce está boa?
Meu e-commerce é eficiente operacionalmente?
Como faço para calcular e analisar as margens de lucro bruto e  lucro líquido?

São exatamente com essas questões, entre outras, que a contabilidade especializada para e-commerce oferecerá suporte ao empreendedor, ajudando-o na gestão da empresa.

Por meio da assessoria contábil consultiva, o profissional da contabilidade passa a ser uma espécie de conselheiro do e-commerce, um parceiro imprescindível para as tomadas de decisões e crescimento do e-commerce

Leia também: Valuation – Saiba como precificar uma empresa

“Quero contratar uma contabilidade especializada para o meu e-commerce!”

Parabéns pela decisão, com certeza é a melhor possível para o seu empreendimento!

Para contratar os nossos serviços de contabilidade para o seu e-commerce, faça contato por meio de um dos canais disponibilizados abaixo para agendarmos uma conversa e termos a honra de nos apresentarmos a você.

Será uma grande alegria trabalharmos juntos.


BLN CONTABILIDADE

? contato@blncontabilidade.com.br
?‍?(11) 94074-2237 / (11) 2323-8594

Deseja fazer um orçamento?