A restituição do imposto de renda, ou seja, o recebimento de parte de seu dinheiro pago à Receita Federal de volta, acontece quando um contribuinte paga mais impostos do que deveria ao longo do ano.
Quando o assunto é imposto de renda, muitas dúvidas surgem, e não é diferente em relação à sua restituição. Continue lendo, que vamos te explicar direitinho!
Em que casos a restituição pode ocorrer?
Em grande parte das vezes, as pessoas já têm seus impostos recolhidos diretamente na folha de pagamento, e em muitos casos pode-se diminuir o imposto também por meio de declarações de dependentes, despesas médicas e contribuição ao INSS, por exemplo.
Como verifico se minha restituição foi liberada?
Por meio do site da Receita Federal ou ligando para o Receitafone no número 146, é possível verificar a liberação da sua restituição do IR. Também é possível checar o extrato da sua declaração, para observar se há possíveis informações desencontradas.
Como é feito o pagamento?
O pagamento é feito diretamente em sua conta bancária. É preciso fazer um pedido de pagamento ao Banco do Brasil, caso perceba algum erro em seus dados bancários. A restituição do Imposto de Renda é corrigida pela Taxa Selic, mas deixa de sofrer acréscimos ao ser disponibilizada ao contribuinte.
O que fazer se ainda não tiver recebido a restituição?
Caso você ainda não tenha recebido sua restituição, o primeiro passo a tomar é verificar se todos os seus dados estão corretos ou se existe alguma pendência em sua declaração.
Caso esteja tudo correto, verifique em qual etapa se encontra sua declaração:
– Em processamento: sua declaração foi recebida e está na base de dados da Receita Federal, mas seu processamento ainda não foi finalizado.
– Processada: mostra que a sua declaração foi recebida e o processamento foi finalizado com sucesso.
– Em análise: sua declaração já foi processada, mas continua em análise por duas razões: a Receita Federal está esperando que você apresente documentos solicitados via intimação ou o processo de análise de documentos entregues simplesmente não foi concluído ainda.
– Retificada: sua declaração original foi substituída integralmente por uma declaração atualizada.
– Cancelada: indica que a declaração foi cancelada por você mesmo ou pela administração tributária.
– Tratamento manual: mostra que o formulário está em análise e que você deve aguardar contato.
Se após essa verificação você continuar sem entender o motivo de não ter recebido a sua restituição, alguns dos seus dados podem estar errados ou um documento pode ter gerado algum tipo de dúvida.
Nesse caso, geralmente é preciso enviar um novo formulário. Também existe a possibilidade de o seu lote não ter chegado ainda.
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