Nos últimos anos, a aproximação da tecnologia com as finanças vem criando uma variedade imensa de serviços que têm servido às pessoas, oferecendo novas possibilidades de trabalho e investimento.
Novos serviços trazem junto de si novos termos, e palavras como metaverso, e-commerce e criptomoedas passaram a fazer parte do cotidiano particular e profissional da sociedade.
Por causa desse fenômeno, um novo termo emergiu e tem sido motivo de dúvidas por parte das pessoas: afinal, o que é blockchain? Qual é a sua ligação com a tecnologia e com as criptomoedas?
Vem descobrir com a gente!
Blockchain – O que é?
É complexo, mas é possível de ser resumido em poucas palavras. O blockchain é uma lista digital compartilhada – em amplo e contínuo crescimento – de registros de dados que permite rastrear informações na internet.
Essa ferramenta facilita o processo de registros de transações e rastreamento de ativos em uma rede de negócios. O termo entrou em evidência justamente por ser essa a tecnologia que permite o funcionamento e as transações das criptomoedas, as tão famosas moedas digitais.
Apesar disso, praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada em uma rede blockchain, inclusive bens tangíveis como casa, carro, dinheiro e terreno ou os intangíveis como propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e marcas, sempre reduzindo riscos e cortando custos para todos os envolvidos.
E por que as Blockchains são tão importantes?
Os negócios funcionam com informações, quanto mais rapidamente elas forem recebidas, e quanto mais precisas forem, melhor.
O blockchain é ideal para fornecer essas informações já que as disponibiliza de forma imediata, compartilhada e completamente transparente, armazenadas em um ledger, que é uma espécie de livro-razão, que pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha acesso à rede.
Uma rede blockchain pode rastrear pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. E como os membros compartilham uma visão única a respeito do contexto em que estão inseridos, será possível para todos ver os detalhes das transações de ponta a ponta, dando aos envolvidos maior confiança, bem como novas eficiências e oportunidades.
Elementos-chaves de uma rede Blockchain
A tecnologia de contabilidade distribuída
Todos os participantes da rede têm acesso ao ledger distribuído e compartilhado, junto ao seu registro imutável de transações. Com esse ledger, as transações são registradas apenas uma vez, eliminando a duplicação de esforço que é típica das redes comerciais tradicionais.
Registros imutáveis
Nenhum participante pode alterar ou adulterar uma transação após ela ter sido registrada no ledger compartilhado. Se um registro de transação incluir um erro, uma nova transação deverá ser adicionada para reverter o equívoco e ambas as transações ficarão visíveis.
Contratos inteligentes
Para acelerar as transações, um conjunto de regras – chamado de contrato inteligente – é armazenado no blockchain e é executado automaticamente. Um contrato inteligente pode definir condições para transferências de títulos corporativos, incluir termos para pagamento de seguro de viagem e muito mais.
Benefícios do Blockchain
Agora que já conhecemos o que é o blockchain na teoria, e como funciona a sua aplicação prática, vamos verificar algumas de suas principais vantagens.
Maior confiança
Com o blockchain, os membros que têm acesso à rede podem ter certeza de que estão recebendo dados precisos e oportunos, e que seus registros confidenciais serão compartilhados apenas com membros da rede.
Maior segurança
A precisão dos dados guardados em blockchain é necessária para todos os membros da rede, e todas as transações realizadas são imutáveis porque são registradas permanentemente. Ninguém, nem mesmo um administrador do sistema, pode excluir uma transação, dando ao processo maior transparência e segurança.
Mais eficiência
Como o ledger é distribuído e compartilhado entre os membros da rede blockchain, as ações de registro que desperdiçam tempo são eliminadas.
Já conhece o trabalho que a BLN faz nas redes sociais? O que acha de seguir o nosso Instagram?
E para não dizer que tudo é perfeito no blockchain, vamos citar algo no ambiente que precisa de mudanças urgentes: o sistema não é blindado contra ataques cibernéticos. Fraudes e golpes aplicados por hackers mal intencionados ainda são um problema possível.
Porém, também é importante ressaltar que a rede não está centralizada em lugar nenhum, e, por possuir diversas camadas de segurança, faz com que a invasão seja extremamente difícil de ser feita.
Já que cada vez mais empresas, serviços e negócios têm se apropriado desse tipo de tecnologia, é importante que todos sejam amplamente informados para que a insegurança de utilizar esse tipo de ferramenta.
Vamos ficar atentos às novidades do mundo financeiro e, para isso, conte com os textos do nosso blog, recentemente reconhecido por especialistas como um dos melhores blogs com conteúdo de contabilidade do Brasil!
BLN CONTABILIDADE