symbolize-the-change-from-2021-to-the-new-year-2022-2022-happy-new-year-concept

Tendências da Contabilidade para 2022

Todo profissional que busca destaque em sua área de atuação deve se manter atualizado sobre as novidades que surgem e impactam diretamente a sua profissão. Não é diferente para os trabalhadores das ciências contábeis. 

Vamos apresentar tendências da contabilidade que vão permear o ano de 2022.

Principais tendências da contabilidade para 2022

Investimento em tecnologia e automação de processos

Definitivamente, não haverá mais razões para que os contadores priorizem tarefas manuais em detrimento do uso da tecnologia. 

A integração contábil estará firme entre as tendências da contabilidade para 2022. Investir em tecnologia faz com que o escritório economize tempo ao realizar mais rapidamente tarefas que anteriormente exigiam longos períodos, como a gestão de documentos e o fechamento contábil.

Os softwares de automação vieram para exercer um papel de extrema importância nos escritórios e, com eles, todos se beneficiam: profissionais, empresários e clientes. 

Contabilidade presente no ambiente digital

Uma importante tendência para a contabilidade em 2022 é marcar presença no ambiente digital. Um escritório que está visível aos olhos do público na rede tem uma boa oportunidade de expandir negócios e estreitar os laços com seus clientes.

Para 2022, os escritórios contábeis devem ter:

Um site na web – Uma página bem produzida, com um design bem feito, um blog com textos interessantes, e com boa interface para a navegação – inclusive via smartphones – estará bem rankeado pelos mecanismos de SEO e será encontrado por pessoas que procuram por serviços contábeis na internet.

Perfis nas redes sociais – Estar presente nas redes sociais – como Instagram, Facebook e LinkedIn – não é mais uma opção, é uma necessidade. A possibilidade de interação que elas permitem são primordiais para dar voz ao cliente e estar mais próximo dele, em um processo mais humanizado de atendimento, que tem sido forte tendência nos últimos anos e ganhará ainda mais força em 2022.

Consultoria personalizada e contabilidade na nuvem

Graças à facilidade de acessar dados dos clientes, conhecendo melhor suas necessidades, a contabilidade terá melhores condições de oferecer serviços com soluções personalizadas, feitas sob medida, àquilo que o cliente precisa, aumentando a confiança deles e permitindo maiores ganhos. 

E como simplificar processos e reduzir gastos também são tendências para contabilidade, é necessário estar na nuvem. A nuvem é uma forma de armazenamento virtual de dados, evitando que nos computadores do escritório eles sejam perdidos ou corrompidos.

Contadores que sabem usar a nuvem atendem melhor os seus clientes e facilitam suas rotinas.

Adaptação aos novos empreendimentos

Motivados pelas mudanças legislativas e surgimento de novas pessoas jurídicas, como o MEI, novos empreendimentos surgem constantemente. Tal demanda exige que os contadores estejam preparados para apresentar aos empresários novos modelos de negócios.

Empresas que acabaram de ser abertas possuem um potencial alto de crescimento e seus gestores sabem disso e também estão cientes de que a parceria com um ótimo escritório de contabilidade será determinante para a busca da prosperidade financeira do empreendimento.

A tendência para a contabilidade é estar pronta e saber adaptar os seus serviços a essa realidade. Como é difícil acompanhar esse fluxo de mudanças e todas as suas necessidades, profissionais contábeis que se posicionarem aptos a atenderem essas empresas desfrutarão de ótimas oportunidades. 

Leia também: Onboarding de clientes: vantagens e saiba como implementar

Por fim, 2022 promete ser um ano com ótimas oportunidades para a contabilidade. 

Os profissionais que souberem lidar bem com a tecnologia, a automação, a internet e priorizarem um atendimento humanizado serão os que percorrerão os melhores caminhos.

E você, quais tendências acredita que irão movimentar o ano da contabilidade em 2022? Deixe as suas opiniões nos comentários.

Tags: No tags

Comments are closed.