hand-holding-coin-stack-growing

MEI: conheça as opções de empréstimos

Você, que é MEI (Microempreendedor individual), pode já ter enfrentado dificuldades quando precisou recorrer a um pedido de empréstimo, ávido por uma quantia maior de capital para poder investir em seu negócio.

Nós, da BLN, entendemos a situação, pois sabemos que solicitar empréstimos não é uma tarefa das mais simples, principalmente quando a solicitação é feita em nome de empresas ou na situação de autônomo. Essa dificuldade acontece por causa dos altos valores que costumam estar envolvidos nestas transações e pelas instituições financeiras considerarem de risco os negócios firmados com pessoas que estão nestas categorias.

Mas temos uma boa notícia: há incentivos disponíveis para auxiliar os empresários que necessitam de ajuda. E, atualmente, o MEI conta com diversas modalidades de crédito disponíveis, com taxas de juros e prazos de quitação do empréstimo que podem ser bem variados entre eles.

woman in purple dress shirt using laptop

De onde provém as linhas de crédito para MEI e como as conseguir

O SEBRAE e a Caixa Econômica Federal anunciaram uma linha de crédito de mais de R$ 7 bilhões para ajudar os pequenos empreendedores, principalmente por causa das dificuldades enfrentadas com relação à crise causada pela epidemia da Covid 19, a obter capital de giro, com condições especiais para o pagamento e juros reduzidos.

Os valores dos empréstimos podem ser disponibilizados por variados bancos e instituições financeiras. A BLN lista para você algumas das opções disponíveis:


Cartão BNDES

BNDES: Brasil adere à declaração de financiamento responsável dos BRICS -  Ecoa

O cartão BNDES conta com taxas de juros mais baixas do que as do mercado. O financiamento é sempre em 48 vezes e o valor máximo a ser emprestado é de 1 milhão de reais.

Para utilizar essa alternativa de crédito, o MEI deve observar as projeções de crescimento do seu negócio e se certificar de que o valor do limite liberado não será ultrapassado. 

Empréstimo com garantia de imóvel

Empréstimo com garantia de imóvel: vale a pena?

Além das dívidas empresariais, essa modalidade pode ser utilizada para sanar dívidas pessoais. Com prazos longos, essa modalidade de empréstimo consiste em colocar um imóvel como garantia. O valor a ser emprestado pode ser até 60% do valor do imóvel. É considerada uma boa modalidade, já que protege as reservas financeiras pessoais do MEI.

Empréstimo por capital de giro

Empréstimo para capital de giro: o que a sua empresa precisa saber - Papo  Biz

Essa modalidade tem valores para empréstimos baixos, mas permite um período de até 15 dias sem aplicação de taxas de juros. Passados esses dias, as taxas que serão aplicadas ficam em torno de 1,5% e 2,5% ao mês.

Entretanto, os valores disponíveis para empréstimo costumam ser baixos, sendo possível negociar quantias levemente maiores analisando o faturamento da empresa e verificando a declaração do imposto de renda.  

Há várias outras modalidades de empréstimos disponíveis para MEI, permitindo que você opte aquela que atenda melhor às suas necessidades de valor e tempo para quitar o valor do empréstimo.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *