H2H – Conheça a sigla que mudou o relacionamento entre cliente e empresa

Empresas que são feitas por seres humanos e para os seres humanos, que prezam pela construção de laços afetivos, tendo-os como primordiais para a construção de um relacionamento longevo entre empreendimentos e consumidores. 

Essas são as propostas pregadas pelo “Marketing Human to Human”, expressão em inglês que deu origem à sigla H2H, que veio para mudar de vez a forma como os clientes são vistos no mundo dos negócios. 

H2H: uma definição conceitual

É comum que o marketing adote siglas para descrever as estratégias interativas que são utilizadas no ambiente empresarial. Anteriormente, as siglas B2B e B2C, por exemplo, eram das mais conhecidas entre as que definiam o foco das relações entre empresa e cliente. Em tempos atuais, fica evidente uma falha gritante delas: focavam apenas nas necessidades da empresa.

O H2H tem o seu foco voltado ao ser humano e leva em conta os seus sentimentos, necessidades e anseios. São pessoas que produzem e criam conexões com outras pessoas, com ambas as partes equivalendo-se em importância.

O objetivo é tornar a relação entre empresa e cliente humanizada, para que o consumidor não seja mais visto apenas como “alguém apto a comprar”, mas como uma pessoa portadora de emoções e que ocupa uma posição determinante para as pretensões da empresa.

As estratégias do H2H são feitas com vistas a melhorar a interação, permitindo que o cliente compreenda o que lhe é informado por meio de contatos simples, porém pontuais que geram engajamento e dão uma maior personalidade ao atendimento da empresa.

Implementação da estratégia H2H

No cenário empresarial, para uma boa implementação do modelo H2H, é preciso que exista um comprometimento de todos os colaboradores para que os ideais da estratégia sejam mantidos fielmente em todos os departamentos, principalmente nos responsáveis pelo atendimento.

A comunicação é o canal principal de atuação do H2H e deve ser feita de maneira clara, simples e objetiva. A internet transformou os canais de comunicação empresarial, dando maior alcance à voz das pessoas, permitindo ao público muito mais espaço para a manifestação das suas necessidades.

Nesse campo, as mídias sociais são ferramentas que não podem ser negligenciadas pela capacidade que têm de gerar conexões. Por meio delas, é possível conhecer o perfil do cliente, saber mais sobre o seu comportamento e pensar em soluções direcionadas às suas necessidades. Outra vantagem é a possibilidade de manter um contato direto para ouvir dúvidas e interagir com suas mensagens. 

Ainda pensando sobre a implementação do modelo H2H, é esperado que algumas falhas surjam de início e isso é considerado normal, afinal, se trata de humanos buscando a simplificação de processos para que estejam em destaque as necessidades de outro ser humano.

Benefícios da estratégia H2H

Um dos principais benefícios proporcionados pela estratégia H2H é a criação de uma relação de parceria com o consumidor, permitindo que feedbacks sejam obtidos com mais facilidade e entendimento sobre como está a imagem da empresa sob a ótica deles. 

Poder fazer melhorias na própria empresa tendo como base o que pensam os clientes é um grande trunfo. Isso faz com que o consumidor se sinta valorizado ao perceber que ele pode ser uma voz ativa e que o seu relacionamento com a organização é baseado na confiança e na parceria.

Outra vantagem é a de ter o cliente como uma espécie de advogado da marca, já que um cliente satisfeito com o atendimento se torna um grande aliado, tende a defender a empresa e divulgá-la a outros consumidores.

E jamais pode ser esquecido que um cliente que se sente especial é um cliente que se torna fiel.

Conclusão

O relacionamento empresa e cliente, mediado pela estratégia H2H, está amparado em um bom atendimento. Consolidá-lo, com empatia e respeito, é uma forma de gerar conexões humanas próximas e duradouras. 

Negócios são feitos por pessoas, e mesmo quando o consumidor final for outra empresa, empresas são feitas por pessoas. Permitir experiências que engajam, ajudam o empreendimento a se destacar no mercado. 

A BLN Contabilidade sabe bem de tudo disso e compreende as vantagens permitidas pelo H2H e tem no atendimento humanizado um dos pilares mais importantes para a edificação de um relacionamento saudável com os seus clientes.

Precisando de auxílio contábil, faça contato, nos explique sua urgência que teremos alegria de ouvi-lo e partir em busca de uma solução prática e efetiva para o seu problema!

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