Fraudes financeiras: cuidado com o golpe da restituição do Imposto de Renda!

Infelizmente, golpes utilizando fraudes financeiras continuam acontecendo no Brasil. Além do torpe golpe do decore bancário, que foi alertado ao público pela BLN, outras modalidades criminosas continuam surgindo. Uma das mais novas formas de ludibriar o contribuinte está ligada à declaração do Imposto de Renda

Vamos explicar como os delinquentes têm agido nessa e em outras práticas ilícitas para que você saiba como se proteger e evitar ter prejuízos nas mãos de criminosos e de suas fraudes financeiras.

Golpe da restituição do Imposto de Renda: entenda sobre e saiba como se precaver.

Os criminosos não desistem nunca e criaram um novo golpe, desta vez usando o nome da Receita Federal, aproveitando-se das atenções voltadas para a declaração do Imposto de Renda 2022, para causar transtornos aos contribuintes. 

O crime consiste no seguinte: os golpistas enviam e-mails falsos para os contribuintes com a informação de que existem valores de impostos pagos que podem ser restituídos pelo cidadão. Em algum lugar da mensagem haverá um link direcionando para uma eventual chave de acesso, para permitir o resgate do valor a ser restituído. 

Abaixo, segue uma imagem, divulgada pela Receita Federal, mostrando uma versão da mensagem criminosa.

Como sempre ocorre nesse tipo de golpe, o assunto do e-mail costuma ser tendencioso e chamativo, instigando a pessoa a abrir e ler o texto. E as mensagens são escritas de forma incrivelmente hábil, fazendo uso de termos técnicos e com informações parcialmente verídicas. 

Desconfie de imediato quando receber esse tipo de mensagem, não clique em nenhum dos links oferecidos e verifique se o endereço do remetente é real. Na dúvida, faça contato com a empresa ou órgão identificado na mensagem e, por meio de um canal oficial e confiável, informe-se sobre a legitimidade do e-mail.

Leia também: Fuja das pirâmides financeiras!

A própria Receita Federal tem alertado sobre o crime e deixado dicas para que os contribuintes possam se proteger. O órgão afirma que jamais envia links de acesso por e-mail, ou outro tipo de mensagem, para tratar sobre restituições. E orienta que todas as mensagens recebidas em seu nome devem ser confirmadas antes em seu “fale conosco”.

Outros golpes que são caracterizados como fraudes financeiras

São inúmeros os golpes que se utilizam de fraudes financeiras para prejudicar o cidadão de bem. 

Decore Bancário

Nessa prática, os criminosos utilizam o nome de bancos e de escritórios de contabilidade, que são legalizados e conhecidos no Brasil, para convencer o usuário de que ele tem crédito liberado e, para receber, deve emitir, via escritório contábil, um documento chamado “decore”. 

Passando-se pelos escritórios, os criminosos pegam documentos da vítima e exigem pagamentos para viabilizar a emissão do decore. Depois desaparecem sem deixar rastros com o dinheiro, levando a pessoa ao prejuízo.

Não repasse documentos, não faça pagamentos duvidosos e certifique-se do assunto nos canais oficiais de comunicação dos bancos e dos escritórios de contabilidade supostamente envolvidos.

Golpe do empréstimo consignado

Nessa modalidade, os alvos preferenciais são os funcionários públicos e os pensionistas do INSS. Os responsáveis pela fraude entram em contato com os alvos, passando-se por instituições financeiras, e oferecem uma opção de empréstimo altamente vantajosa, com juros baixos, que desperta o interesse da vítima.

Para concretizar o golpe, os criminosos pedem um pagamento adiantado para liberar o empréstimo e somem após o mesmo ser efetuado, levando o dinheiro e ficando com os dados da pessoa prejudicada.

Golpe do PIX

Nem o PIX escapou de ser utilizado para a prática de fraudes financeiras. Já são diversos os golpes aplicados, mas vamos destacar um em que os meliantes se passam por operadoras de cartões de crédito e fazem contato com a vítima informando que ela receberá descontos em sua fatura caso faça o pagamento via PIX.

Um site é indicado pelos golpistas, onde dados devem ser informados, como bandeira do cartão e os quatro últimos dígitos, CPF e o valor total da fatura. Depois, a página indica uma chave Pix que deve ser usada para o pagamento da fatura com desconto.

Confirmada a transferência, os bandidos mudam o dinheiro de conta, somem, e a pessoa sai prejudicada.

Como se proteger das fraudes financeiras?

Há uma série de práticas que podem ser tomadas para evitar ser vítima de alguma fraude financeira, como:

  • Jamais clique em links de origem incerta que venha a receber por mensagens.
  • Não repasse documentos solicitados por estranhos
  • Não faça pagamentos duvidosos
  • Certifique-se do assunto nos canais oficiais de comunicação das instituições que estão sendo identificadas nas mensagens
    .
  • Desconfie de mensagens que ofereçam facilidades financeiras exageradas
  • Não repasse dados de cartão de crédito por telefone ou mensagem a ninguém

A BLN preza por um ambiente financeiro livre de práticas criminosas para que as pessoas possam prosperar legalmente, por meio de seus empreendimentos e de suas economias ao longo da vida, e ter uma vida financeira saudável, sem que ninguém as prejudique por meio de golpes.

Estamos unidos contra as fraudes financeiras e sempre nos posicionaremos alertando as pessoas para que elas tenham conhecimento e saibam como se proteger.

Para mais informações, continue acompanhando o nosso blog.

www.blncontabilidade.com.br

Deseja fazer um orçamento?