Empreendedorismo e criatividade: 5 livros essenciais

Você já reparou que a maioria das pessoas, a princípio, não se acha capaz de se caracterizar como uma pessoa criativa? Quem dirá um “empreendedor”!

Nós simplesmente aceitamos que a criatividade é um dom que “nasce” com a gente e que somos incapazes de usá-la, inovando em nossa vida pessoal ou profissional, empreendendo.

Mas a verdade é que sim, todos somos capazes de “sair da caixinha”.

O que é necessário é alimentar essa enorme caixa que é a sua mente, para, assim, obter mais ferramentas para desenvolver e construir suas ideias!

Para ser criativo e empreender não é necessário fazer algo que nunca ninguém fez, mas utilizar a sua capacidade de imaginação para solucionar problemas.

Listamos 5 livros que irão te ajudar a trabalhar sua criatividade e empreendedorismo:

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas é um livro da autoria do estadunidense Dale Carnegie, destinado a desenvolver estratégias comunicativas e de ajuda entre pessoas.

Dale Carnegie, de forma brilhante, apresenta uma série de princípios práticos para fazer amigos e influenciar pessoas, quase como uma “receita de bolo”.

Não é por acaso que, mais de 70 anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, este livro segue sendo inovador e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos.

Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais.

2. A Arte De Fazer Acontecer – David Allen

Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações.

Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done: um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos.

Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo defendendo a teoria de manter “a mente clara como água” e abordando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Depois de 30 anos de pesquisa e prática, lançou A arte de fazer acontecer, um best-seller internacional publicado em 28 idiomas que se tornou uma verdadeira referência em organização pessoal.

3. The Lean Startup – Eric Ries

Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo ,,gestor interessado em inovação.

A Startup Enxuta (The ,,Lean Startup) é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso e práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos.

Neste livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.

4. O Dilema da Inovação: Quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso – Clayton Christensen

Este livro assume a posição radical de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo.

Ele demonstra por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado.

E conta como evitar um destino semelhante. Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental.

Estes princípios ajudarão os administradores a determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.

5. Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) – Salim Ismail

O conceito de organização exponencial foi apresentado neste best-seller mundial.

Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest revelam o segredo do sucesso meteórico de grandes empresas. Waze, Airbnb, Uber, Netflix e Google são alguns dos cases apresentados no livro.

O que marca todos eles é a sua capacidade de aceleração na comparação com negócios de crescimento linear. O que torna as organizações exponenciais ainda mais especiais é a menor demanda por ativos físicos.

Elas se agigantaram ao encontrar uma fórmula que reúne eficiência a custo baixo. A estrutura é enxuta, semelhante a de uma pequena empresa. Tudo é menor, com exceção do faturamento, é claro.

Precisamos estar preparados para as mudanças. Sabe por quê? Porque, enquanto você leu este texto, muita coisa mudou. Boa leitura!

Leia também:,,Importância do equilíbrio entre técnica, criatividade e prática no empreendedorismo

Deseja fazer um orçamento?