Employer Branding | Cuidar dos funcionários é uma estratégia de sucessso

Atrair, reter os melhores talentos, aqueles profissionais que são destaque no mercado,  e se tornar uma referência profissional para o desenvolvimento de carreiras. O sonho de muitas empresas é possível por meio das técnicas de Employer Branding para chamar a atenção dos melhores profissionais e disputar por eles no mercado de trabalho.

A seguir, vamos deixar informações muito pertinentes sobre o employer branding.

O que é o employer branding?

As técnicas do employer branding visam gerar uma percepção positiva do mercado profissional a respeito da sua empresa como local de trabalho. Algo como criar e justificar um hype de que a empresa é tendência e uma das melhores do ramo para se atuar profissionalmente, ressaltando os seus pontos positivos e demonstrando ao público como é trabalhar nela.

Como o mercado de trabalho se mostra largamente competitivo, com talentos sendo altamente requisitados, empresas que utilizam o employer branding tendem a manter os melhores colaboradores, alcançar um maior crescimento e se destacar frente à concorrência.

Os colaboradores – e os aspirantes às vagas de trabalho –  enxergam a empresa como uma ótima opção para sua carreira, entendem que a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento e valoriza os seus funcionários. Com isso, duas coisas acontecem:

→ Profissionais talentosos disputam as vagas disponíveis para ingressar na empresa; 

→ Os funcionários que já fazem parte do quadro se empenham ao máximo para permanecer.

Esse é um dos segredos para atingir os empresários que gostam de trabalhar com equipes de alto rendimento. O RH da empresa também tem o seu trabalho facilitado, pois os talentos aparecem de forma mais espontânea.

Formas de implementar o employer branding

Como toda estratégia, principalmente as que lidam com o ser humano, o employer branding precisa ser pensado com cuidado e muito planejamento, preferencialmente orientado por profissionais experientes da área.

E, de fato, essa é a primeira ação da lista que você terá que tomar para usar o employer branding.

1 – Defina uma estratégia

Normalmente, tudo o que é planejado com eficiência se torna sucesso, e não pode ser diferente com o employer branding. Para isso, junte todas as lideranças da empresa, estabelecendo o papel de cada um no processo e defina a mensagem que querem comunicar aos profissionais. Redes sociais e o site institucional são ótimos veículos de comunicação para disseminar essa informação, inclusive por meio da linguagem verbal adotada.

O importante é que o discurso escolhido seja claro, coeso, fácil de interagir e que desperte o interesse do profissional que deseja atingir. Nele, deixa claro os valores da empresa, o que ela espera de seus colaboradores, mostre as condições que o time trabalha e os resultados que são conquistados pela equipe e como ela é recompensada por isso.

2 – Conheça bem as características da equipe atual

Ouvir os colaboradores atuais é uma das técnicas do employer branding que permite à gestão compreender a forma como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho. 

Uma pergunta pode ser feita a todos eles: O que você considera determinante para gostar de trabalhar aqui?

Organize a resposta dos colaboradores e perceba se há um padrão nas respostas, ou seja, se um mesmo fator é citado por mais de um deles. Comumente, entre os atrativos, costumam aparecer nas respostas os seguintes fatores:

✔️ Boa remuneração salarial;

✔️ Afinidade com os valores dos gestores;

✔️ Flexibilidade de horários;

✔️ Oportunidade clara de desenvolvimento profissional;

✔️ Benefícios concedidos pela empresa.

O resultado obtido por essa pesquisa será norteador para os empresários que pretendem transformar suas empresas em um local referência para trabalhar.

3 – Invista em comunicação

Para ser uma das referências no mercado de trabalho, uma empresa não pode negligenciar a comunicação, uma das mais importantes ferramentas do employer branding.

A comunicação deve ser feita com os funcionários e com os profissionais disponíveis no mercado. 

Comunicar-se tem por vistas:

Detalhar a respeito da cultura organizacional;

Gerar engajamento;

Comunicar as práticas e valores da empresa.

Benefícios do employer branding

Vamos listar os principais benefícios que mostram como o employer branding pode ser bastante eficaz.

1º – Atração e retenção de talentos

Esse é o grande objetivo e o principal benefício do employer branding: atrair e reter talentos. 

Um exemplo de empresa que faz o employer branding de forma magistral é o Google, que sempre vende a sua imagem como um local que valoriza os colaboradores, proporcionando oportunidades de crescimento profissional e sendo um local feliz de se trabalhar, chegando até mesmo a oferecer regalias. 

O resultado disso é que, anualmente, a empresa recebe contato de cerca de 2,5 milhões de pessoas interessadas em trabalhar lá. Quem está de fora, enxerga facilmente as qualidades da empresa que são comunicadas a todo o momento. E quem está dentro, se sente valorizado e motivado a continuar.

2 º – Diminuição de custos com o recrutamento

Como as empresas que investem em employer branding têm um alto número de candidatos às vagas de emprego, com grandes chances de ter alguém muito talentoso na lista, a empresa terá menos custos com a seleção para as vagas de emprego.

Como os profissionais já conhecem bem a empresa, a identificação natural faz com que eles mesmos busquem contatos por vagas, além de um outro detalhe contribuir para isso, o número de indicações.

Empresas que possuem funcionários engajados, que gostam de trabalhar nela, tendem a indicá-la aos profissionais conhecidos. Ou seja, funcionários satisfeitos funcionam como divulgadores da marca, e atraem outros colaboradores.

3º – Aumento da produtividade e das vendas

Profissionais que trabalham nas empresas que gostam tendem a produzir mais, por causa da satisfação e motivação, e costumam dar melhores resultados.

E, até por consequência disso, a empresa consegue vender mais, pois os consumidores também tendem a se interessar pelas empresas que são reconhecidas por serem bons locais para se trabalhar.

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O employer branding é a ferramenta ideal para empresas que querem se destacar no mercado e ser o local idealizado pelos profissionais mais talentosos para exercer sua profissão. 

Entender como a técnica funciona e dar os primeiros passos rumo à sua implementação. Comprometimento com o processo, e legitimar as informações que serão passadas, é o ideal para que a técnica comece a dar resultados a médio e longo prazo. Citamos o Google, mas empresas como Microsoft, Meta, Sony e outras gigantes do mercado, que se destacam por serem o desejo de diversos profissionais, construíram essa imagem a longo prazo.

O importante é que agora você já sabe a importância do employer branding e tem o conhecimento inicial necessário para colocá-lo em prática.

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