Burst at Pexels

Contabilidade 4.0: entenda do que se trata

As novas tecnologias impactam constantemente o mercado de trabalho, incluindo, as ciências contábeis. Assim surge a chamada Contabilidade 4.0, com um novo cenário que impõe desafios aos contadores.

Mas o que é Contabilidade 4.0 afinal?

Esse termo faz referência direta à quarta revolução industrial, a indústria 4.0, marcada pela automação dos processos industriais possibilitada pelas novas invenções tecnológicas. Estas inovações também se fazem presentes no setor contábil, com funções sendo automatizadas, com ferramentas digitais substituindo funções que anteriormente eram manuais, facilitando processos e fazendo com que escritórios e contadores busquem novas formas de atuação na profissão.

Exemplos de algumas dessas novas possibilidades que podem ser automatizadas:

✔ envio de notas fiscais;

✔ registro de pagamentos;

✔ envio de declarações;

✔ integração com sistemas internos da empresa;

✔ apuração de impostos e encargos.

Mas há vantagens? Sim, diversas. Vamos listar algumas para ajudá-lo a compreender: aumento da produtividade, diminuição das falhas em processos burocráticos e das perdas de prazos .

Desafios da Contabilidade 4.0

Toda mudança pode apresentar desafios a serem vencidos, não é diferente aqui, mas com uma boa estratégia você os conseguirá superar, listamos alguns aqui para que você os possa antecipar.

Atualizar-se com as novidades tecnológicas – Elas surgem de maneira bem rápida, ficar por dentro de todas, ou da maior parte, certamente é um grande desafio. Informe-se sobre essas novidades em veículos especializados, inclusive, várias delas alteram as legislações da área, então, mantenha-se informado sobre elas também.

Adequar-se aos mecanismos de comunicação rápida – Para não perder espaço no mercado, e ter agilidade na comunicação com seus clientes, os contadores devem estar antenados às novidades dos aplicativos de comunicação como WhatsApp, Skype e Messenger.

Motivar a equipe com relação às inovações – Pode ser que haja resistência de alguns membros da equipe, então o gestor da empresa deve motivá-los apresentando os benefícios das novas ferramentas e os instruindo e como as melhor utilizar.

Fique pronto para a Contabilidade 4.0

Até aqui, creio que já conseguimos mostrá-lo que a Contabilidade 4.0 agrega diversos diferenciais competitivos ao mercado contábil. Adote da visão estratégia e adeque seu escritório e sua equipe às novidades, automatize os processos e desfrute das boas vantagens que são oferecidas pela Contabilidade 4.0.

Lembre-se de que ela surgiu para beneficiá-lo por meio de soluções tecnológicas. Com ela, você será mais atualizado e competitivo, ganhando espaço e passando mais confiança aos seus clientes, melhorando sua capacidade de comunicar e os atender.

Tags: No tags

Comments are closed.